O “SAGRADO MUN” simula uma Assembleia das Nações Unidas dividida em três Comités (Segurança, Direitos Humanos e Económico–Social).
Nos Comités têm lugar conferências que seguem o Modelo UN e são dinamizadas em Português e Inglês. Os alunos selecionam dois grandes Temas da Atualidade, e que se inserem nos Objetivos do Milénio.
Os alunos assumem o papel de Delegados de cada país, exigindo o conhecimento prévio do sistema político do respetivo país, debatendo e defendendo as posições do mesmo, com o objetivo de, no final, se formular uma resolução – um acordo entre todos os países. Todos os alunos respeitam um Código de Conduta formal, quanto aos procedimentos, vestuário e linguagem.
O evento contempla a participação de oradores convidados, especialistas nos temas a serem abordados, partilhando os seus conhecimentos e experiências com a Assembleia.
No SAGRADO MUN são desenvolvidas competências de investigação, apresentação de cláusulas para resolução de situações-problema, tomada de decisões e o pensamento crítico; respeito pelo outro e pela Diferença, desenvolvimento da capacidade de falar em público.
Os nossos alunos, enquanto futuros cidadãos, deverão estar sensibilizados para “construir uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar”.
Implementados pelo Serviço de Psicologia do Colégio os Projetos de Desenvolvimento Pessoal e Social e os Projetos de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira, pretendem favorecer bem estar e a aprendizagem dos alunos e de forma preventiva e transformadora, contribuir para o seu crescimento harmonioso.
Destinado a crianças do Pré-escolar de 4 e 5 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento de um auto-conceito positivo, aprender estratégias de autocontrolo, promover a cooperação, o respeito e entreajuda no grupo.
Destinado a alunos do 1.º ao 4.º ano, com o objetivo de melhorar competências socio-emocionais essenciais para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, promover o desenvolvimento de um auto-conceito positivo, promover a autonomia na regulação emocional da turma e de cada um dos seus alunos.
Destinado a alunos do 5.º ao 6.º ano, com o objetivo de identificar as limitações da comunicação humana, mostrar a existência de estilos disfuncionais de comportamento, perceber as vantagens inerentes à utilização do estilo de comunicação assertivo e desenvolver habilidades de resolução de problemas.
Destinado a alunos do 10.º ano, com o objetivo de favorecer a responsabilização dos alunos pelo processo de aprendizagem, estabelecer objetivos pessoais significativos e estratégias que permitam a sua concretização, promover processos de auto-regulação da aprendizagem ajustados ao ciclo de estudos em que os alunos se encontram.
Destinado a alunos do 9.º ano e do 12.º ano, com o objetivo de facilitar o autoconhecimento de cada aluno, nas diferentes áreas: interesses, valores, competências e personalidade, promover o conhecimento diferentes possibilidades escolares a partir do 9.º ano e 12.º ano, desenvolver atividades de exploração profissional, ajudar nos processos de tomada de decisões, apoiar a construção de um projeto de vida, estabelecer objetivos pessoais significativos e estratégias que permitam a sua concretização, promover processos de auto-regulação da aprendizagem.
A componente de Cidadania e Desenvolvimento visa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e no respeito pelos outros, alicerçando modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.
O Ideário dos Colégios e obras das RSCM plasma o objetivo de despertar nos alunos e nas alunas uma visão cristã da pessoa, da história do universo, abrindo todo o conhecimento e comportamento humano, ao projeto de vida que vem dos valores do Evangelho.
O projeto Desenvolve-te pretende proporcionar aos alunos momentos de conhecimento e reflexão, que se tornem motores de auto-superação, tendo como referência a Pessoa de Jesus Cristo, de modo a que saibam reconhecer as suas capacidades como dons que deverão florescer em prol do bem comum e, ao mesmo tempo, saibam valorizar-se enquanto pessoas de modo a desenvolverem ferramentas que lhes permitam fazer face aos desafios da atualidade, promovendo o sucesso e o bem-estar de todos.
A escola é local privilegiado para promover a educação para a saúde, para os afetos e valores, dado que os alunos ainda estão num período de formação física, mental e social. Dada a abrangência das temáticas propostas, este projeto desenvolve-se nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, contando com a participação dos Diretores de Turmas do Ensino Secundário, numa perspetiva de partilha e multidisciplinaridade, com o Serviço de Psicologia e com diversos oradores convidados.
São temas desenvolvidos ao longo do ensino secundário, a autonomia e responsabilidade escolar, os valores cristãos, os afectos e sexualidade, a vida saudável, a cultura vocacional, o bem comum e a literacia financeira.
A disciplina de Empreendedorismo no Ensino Secundário, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement, possibilita a participação em dos alunos em três projetos:
Disciplina de valorização curricular que se destina a alunos do 12.º ano que tenham interesse em concretizar um projeto ligado à ciência e tecnologia.
Os alunos escolhem um grupo de trabalho e um projeto que queiram executar, podendo ser tanto uma investigação experimental como um produto tecnológico. Segue-se uma fase de investigação e planeamento e, por fim, concretiza-se o projeto.
Neste processo, os alunos desenvolvem várias competências mencionadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como interpretar informação, planear e conduzir pesquisas, gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas, desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados, adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição, trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede ou interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.