Sagrado Mun

O “SAGRADO MUN” simula uma Assembleia das Nações Unidas dividida em três Comités (Segurança, Direitos Humanos e Económico–Social).
Nos Comités têm lugar conferências que seguem o Modelo UN e são dinamizadas em Português e Inglês. Os alunos selecionam dois grandes Temas da Atualidade, e que se inserem nos Objetivos do Milénio.

Os alunos assumem o papel de Delegados de cada país, exigindo o conhecimento prévio do sistema político do respetivo país, debatendo e defendendo as posições do mesmo, com o objetivo de, no final, se formular uma resolução – um acordo entre todos os países. Todos os alunos respeitam um Código de Conduta formal, quanto aos procedimentos, vestuário e linguagem.

O evento contempla a participação de oradores convidados, especialistas nos temas a serem abordados, partilhando os seus conhecimentos e experiências com a Assembleia.

No SAGRADO MUN são desenvolvidas competências de investigação, apresentação de cláusulas para resolução de situações-problema, tomada de decisões e o pensamento crítico; respeito pelo outro e pela Diferença, desenvolvimento da capacidade de falar em público.

Os nossos alunos, enquanto futuros cidadãos, deverão estar sensibilizados para “construir uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar”.

Orientação
Pessoal e Social

Projetos

Implementados pelo Serviço de Psicologia do Colégio os Projetos de Desenvolvimento Pessoal e Social e os Projetos de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira, pretendem favorecer bem estar e a aprendizagem dos alunos e de forma preventiva e transformadora, contribuir para o seu crescimento harmonioso.

Desenvolve-te

A componente de Cidadania e Desenvolvimento visa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e no respeito pelos outros, alicerçando modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.

O Ideário dos Colégios e obras das RSCM plasma o objetivo de despertar nos alunos e nas alunas uma visão cristã da pessoa, da história do universo, abrindo todo o conhecimento e comportamento humano, ao projeto de vida que vem dos valores do Evangelho.

O projeto Desenvolve-te pretende proporcionar aos alunos momentos de conhecimento e reflexão, que se tornem motores de auto-superação, tendo como referência a Pessoa de Jesus Cristo, de modo a que saibam reconhecer as suas capacidades como dons que deverão florescer em prol do bem comum e, ao mesmo tempo, saibam valorizar-se enquanto pessoas de modo a desenvolverem ferramentas que lhes permitam fazer face aos desafios da atualidade, promovendo o sucesso e o bem-estar de todos.

A escola é local privilegiado para promover a educação para a saúde, para os afetos e valores, dado que os alunos ainda estão num período de formação física, mental e social. Dada a abrangência das temáticas propostas, este projeto desenvolve-se nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, contando com a participação dos Diretores de Turmas do Ensino Secundário, numa perspetiva de partilha e multidisciplinaridade, com o Serviço de Psicologia e com diversos oradores convidados.

São temas desenvolvidos ao longo do ensino secundário, a autonomia e responsabilidade escolar, os valores cristãos, os afectos e sexualidade, a vida saudável, a cultura vocacional, o bem comum e a literacia financeira.

Empreendedorismo

A disciplina de Empreendedorismo no Ensino Secundário, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement, possibilita a participação em dos alunos em três projetos:

Fazer Ciência

Disciplina de valorização curricular que se destina a alunos do 12.º ano que tenham interesse em concretizar um projeto ligado à ciência e tecnologia.

Os alunos escolhem um grupo de trabalho e um projeto que queiram executar, podendo ser tanto uma investigação experimental como um produto tecnológico. Segue-se uma fase de investigação e planeamento e, por fim, concretiza-se o projeto.

Neste processo, os alunos desenvolvem várias competências mencionadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como interpretar informação, planear e conduzir pesquisas, gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas, desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados, adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição, trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede ou interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.