A Educação Pré-Escolar surge, no desenvolvimento da criança, como a possibilidade de transformar espelhos em janelas. A metáfora diz a riqueza da faixa etária dos 3 aos 6 anos onde se criam os alicerces para o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, saudável e feliz.
Nas relações com os educadores, com os pares e com o ambiente educativo, a criança faz a maravilhosa experiência da aprendizagem que não a fecha sobre si própria mas a abeira de janelas de onde pode ver e entender o mundo e os outros.
Numa simbiose entre o seu património genético, o processo de maturação e as experiências vividas, a criança “abre a janela”, pergunta e pergunta-se sobre o que vê e o que sente. O educador dá intencionalidade educativa a essa natureza criativa e questionadora através de projetos de aprendizagem num ambiente educativo culturalmente rico em articulação com a família e a comunidade.
Assumimos uma visão holística da educação das nossas crianças. O nosso compromisso é com a educação da criança nas suas várias dimensões por forma a elevá-la no seu máximo potencial humano, social, intelectual, artístico, motor e espiritual.
As diferentes áreas de expressão: motora, inglês, expressão artística (plástica, musical, dança e teatro) e despertar religioso, articulam-se com os projetos de aprendizagem de sala, enriquecendo a descoberta diária.
No Pré-escolar, brinca-se muito! Fazem-se perguntas, procuram-se respostas, arriscam-se palavras novas, ouvem-se histórias, dão-se abraços e descobre-se a amizade! No Pré-escolar, as crianças brincam e encantam-se com a sua brincadeira. Abrem-se janelas!
A entrada no 1.º ciclo é uma nova etapa na vida das crianças. Aprender a ler, escrever e contar são a desafio primeiro que abre janelas e portas para a fantástica aventura do conhecimento autónomo!
Apostamos num ambiente educativo estimulante e desafiador das capacidades mas igualmente cuidador, humano, feliz! Acreditamos que a escola deve cuidar de todos, atendendo às especificidades de cada um, em contexto de experiências de aprendizagem significativas e diversificadas.
Ao jeito dos fundadores da IRSCM olhamos cada menino e cada menina como um dom, uma “terra” fértil que precisamos de cuidar para que dê os melhores frutos.
Seguindo a organização curricular do primeiro ciclo do ensino básico, enriquecemos a aprendizagem das nossas crianças, desde o primeiro ano de escolaridade, com disciplinas de oferta complementar como Tecnologias de Informação e Comunicação, Filosofia para Crianças, Expressão Dramática e Inglês.
Entendemos estas disciplinas como as que fazem parte do currículo (Português Matemática, Estudo do Meio, Expressão plástica, Educação Física e Educação Moral e Religiosa Católica), como a estrutura que nos permite potenciar e desenvolver integralmente as nossas crianças, alargando as áreas de conhecimento e possibilitando a exploração de outros saberes.
Os dias são ricos no primeiro ciclo. E quando terminam as aulas, há um conjunto de opções desde a sala de estudo às atividades de enriquecimento curricular.
Chegados ao 2.º CEB os nossos alunos começam, de forma mais premente, a colocar em prática a sua autonomia nos diversos espaços físicos do Colégio e na gestão das suas responsabilidades. Os educadores desenvolvem uma cultura de responsabilidade, autonomia, rigor, qualidade, solidariedade e atenção ao outro.
Às disciplinas do Currículo Nacional de frequência obrigatória, outras enriquecem o percurso de aprendizagem dos nossos alunos, como o Complemento à Educação Artística.
Potencia-se a dinâmica de grupo e o envolvimento em projetos de turma, onde os alunos se descobrem como protagonistas e surgem as atividades de inscrição livre como que a começar a dar corpo ao caminho que cada um começa a escolher para si
A frequência de Atividades de Enriquecimento Curricular, em horário pós letivo, dota os alunos de competências ligadas ao desporto, à dança, à música ou à ciência e criatividade.
O 2.º Ciclo do Ensino Básico são dois anos. Breves no tempo mas muito significativos no processo de autonomização face ao estudo, às rotinas e à organização. É parte de um caminho que os educadores e as famílias encaram com firmeza e bondade.
O 3.º Ciclo do Ensino Básico é o período da descoberta, do encontro, das perguntas difíceis. É o tempo de começar a trilhar um caminho mais pessoal, de identificação, de identidade.
Logo, é, por excelência, o tempo privilegiado para descobrir e consolidar caminhos de aprendizagem, de construção pessoal – Como defino o meu percurso individual sendo a melhor versão de mim? Como aprendo melhor? Como potencio o meu sucesso?
Esta construção faz-se com o apoio dos educadores, que, sendo presença efetiva no dia a dia dos alunos, os apoiam e acompanham de forma personalizada. Deste modo, definem-se estratégias de desenvolvimento pessoal e social com vista à educação integral da pessoa. Este é o grande desafio a que nos propomos com os alunos e as suas famílias.
Todos os dias desafiamos-nos e desafiamos os nossos alunos a pensar de forma crítica e informada, a ser criativos na solução do problema, a decidir e a agir a partir dos valores humanos e cristãos.
Juntos, construímos o caminho que transforma a escola num espaço de encontro, de descoberta, de aprender a ser e saber melhor. Com rigor. Com qualidade. Com alegria.
Impelidos sempre pelas palavras do nosso fundador, Pe Jean Gailhac, acreditamos que é Educar é uma das maiores obras, mas é preciso trabalhar muito para que haja frutos. É preciso que o zelo seja sobrenatural, suave e forte, constante, persistente, criativo.? (GS/7/III/84/A).
Os jovens preparam, neste ciclo de estudos, a sua entrada no ensino superior. Deste percurso formativo faz parte a escolha de uma das áreas dos cursos Científico-Humanísticos complementada, no Colégio do Sagrado Coração de Maria, pela formação humana e cristã.
A componente académica é marcada pela qualidade das aprendizagens, mas não descura a complementaridade de saberes, o desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise, de técnicas de exposição e argumentação assim com a capacidade de trabalhar em grupo.
A carga horária nas disciplinas sujeitas a exame nacional tem reforço no ano terminal das mesmas. As aulas de dúvidas e de preparação para exame estão também à disposição dos alunos.
No ensino secundário valoriza-se a construção de um projeto de vida aprofundando a dimensão cristã. Surgem atividades que promovem a formação pessoal e social como os Encontros de Formação, o Movimento Juvenil ComTigo e a participação em grupos de partilha e oração ou as experiências de vida ecuménica na Comunidade de Taizé.
Não faltam oportunidades para o desenvolvimento do espírito de análise e a capacidade de argumentação através de Debates/ Conversas e do Sagrado MUN ou a frequência da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação.
O voluntariado, empreendedorismo ou o desenvolvimento de competências científicas permitem criar um percurso individual que complementa a formação, através da frequência de disciplinas de valorização curricular.
O tempo de perspetivar o futuro vai surgindo diversas vezes ao longo do Secundário. Com maior ênfase no Fórum de Oportunidades onde o contacto com o mundo universitário e do trabalho ajudam a alicerçar a escolha.
Ajudamos os nossos alunos a crescer em valores humanos e cristãos que os levem a ter “humanidade como comunidade de destino”.
Como complemento à formação dos nossos alunos, o Colégio proporciona às famílias um conjunto de atividades de enriquecimento curricular de inscrição livre e que se organizam em duas áreas: Sagrado Expressões e Sagrado Desporto.
SAGRADO DESPORTO
Voleibol | Trampolins | Judo
Esgrima | Futsal | Basquetebol
SAGRADO EXPRESSÕES
Clube de Teatro | The Inventors
Dança Clássica | Dança Contemporânea | Dança Criativa
Jardim Musical | Piano | Violino | Saxofone | Guitarra | Hip-Hop