A Educação Pré-Escolar ajuda a criar alicerces para o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, saudável e feliz. Na relação com educadores, pares e ambiente educativo, a criança faz a experiência de não se fechar sobre si própria, mas de se “abeirar de janelas” de onde pode entender o mundo e os outros.
Olhando dessas “janelas”, a criança pergunta e pergunta-se. Através de projetos de aprendizagem, o educador dá intencionalidade educativa a essa natureza criativa e questionadora.
Numa visão holística da educação, procuramos elevar cada criança ao seu máximo potencial humano, social, intelectual, artístico, motor e espiritual. Aqui as crianças brincam e aprendem com a sua brincadeira. Abrem-se janelas!
Reuniões de Encarregados de Educação | Potenciar o acompanhamento individualizado dos alunos numa estreita relação com as famílias.
Projetos de Aprendizagem | Por sala e de acordo com os interesses dos alunos, no âmbito da metodologia de trabalho de projeto.
Nino & Nina | Projeto de competências sócio-emocionais para os 4 e 5 anos.
Preparação da Transição para 1.º CEB | Avaliação das competências Pré-escolares | 5 anos.
Passeios | Mensais e de acordo com os projetos de aprendizagem.
Ambientes Educativos Ricos | Ginásio, Ateliê, Jardim | Horta pedagógica | Cozinha e carpintaria de lama.
Áreas de Coadjuvância | Inglês (Metodologia Cambridge), Música, Artes, Educação Física, Despertar Religioso.
Coro | Semanal para as crianças dos 5 anos.
Jornadas em Família | Encontro entre a criança, os pais e a educadora.
O 1.º Ciclo é uma etapa fundamental, durante a qual os alunos começam a explorar o mundo do conhecimento de forma estruturada. Aqui, as crianças aprendem a ler, escrever e contar, mas também a ser autónomas nos seus percursos de aprendizagem, a comunicar com confiança, a exprimir emoções e a desenvolver competências sócio-emocionais.
No nosso Colégio, acreditamos no envolvimento ativo das crianças no desenvolvimento das suas aprendizagens. Criamos um ambiente acolhedor e estimulante, onde cada criança é incentivada a pensar criticamente, cooperar e construir o seu caminho com curiosidade e entusiasmo.
Junto das famílias, acompanhamos de perto o crescimento de cada aluno, respeitando o seu ritmo e promovendo uma educação que se foca no desenvolvimento integral da criança.
Reuniões de Encarregados de Educação | Potenciar o acompanhamento individualizado dos alunos numa estreita relação com as famílias.
Projeto de Inglês | Aulas diárias com metodologia Cambridge com vista à certificação externa pela Cambridge University com os exames Pre-A1 Starters e A1 Movers.
Projeto STEAM | Projeto interdisciplinar, com o foco no desenvolvimento de competências de colaboração e resolução de problemas, com uma mostra final numa feira STEAM.
Visitas de Estudo | De acordo com os projetos de ano e as temáticas abordadas em sala.
Assembleias de Ano | Protagonizadas pelos alunos, para partilha de projetos e dinâmicas de ano.
Jornadas em Família | Encontro entre as crianças e as famílias para apresentação dos portefólios de aprendizagem.
Projeto Eu e os Outros | Projeto de competências sócio-emocionais para todas as turmas.
Educação Literária | Iniciativas de ano para promoção e desenvolvimento de competências literárias.
Filosofia para Crianças | Aulas semanais para promoção e desenvolvimento da curiosidade e capacidade reflexiva.
Bebras | Pensamento computacional | Uma iniciativa mundial, à qual aderimos, que promove o Pensamento Computacional.
Atividades Experimentais em Contexto de Laboratório | Desde o 1.º ano, em pequenos grupos, nos laboratórios do Colégio.
Canguru Matemático | Participação no concurso nacional desde o 2.º ano.
O 2.º CEB são dois anos breves no tempo, mas muito significativos no processo de independência face ao estudo, às rotinas e à organização.
Nesta fase, ajudamos os nossos alunos a pôr em prática a sua autonomia nos diversos espaços Colégio e a continuar a desenvolver as suas responsabilidades no estudo, no rigor e na relação e atenção ao outro. Potencia-se a dinâmica de grupo e o envolvimento em projetos de turma.
Reuniões de Encarregados de Educação | Potenciar o acompanhamento individualizado dos alunos numa estreita relação com as famílias.
Projeto de Inglês | Reforço de carga horária semanal com metodologia Cambridge com vista à certificação externa pela Cambridge University com o exame A2 KET for Schools.
Visitas de Estudo | Promoção de uma aprendizagem que se alarga para fora da sala de aula.
Brincar para Aprender, Praticar para Desenvolver | Projeto de Organização, Métodos de Estudo e de Relações Sociais Saudáveis.
Relações Positivas | Projeto de desenvolvimento de competências sócio-emocionais.
Assembleias de Delegados | Voz dos representantes das turmas: preocupações e sugestões.
Atividades Experimentais em Contexto de Laboratório | Promoção uma aprendizagem ativa das ciências.
Complemento à Educação Artística | Estímulo das capacidades e dons dos alunos, bem como do sentido estético.
Ambientação às Ferramentas Digitais | Atividades no âmbito das diversas disciplinas.
Olimpíadas da Matemática | Participação em concurso nacional.
Canguru Matemático | Participação no concurso nacional.
O 3.º Ciclo do Ensino Básico é o período da descoberta, das perguntas difíceis.
É o tempo de começar a trilhar um caminho mais pessoal.
É o tempo privilegiado para descobrir e consolidar caminhos de aprendizagem: Como defino o meu percurso individual sendo a melhor versão de mim? Como aprendo melhor? Como potencio o meu sucesso?
Esta construção faz-se com o apoio dos educadores, que, sendo presença efetiva no dia a dia dos alunos, os acompanham de forma personalizada, definindo estratégias de desenvolvimento pessoal e social com vista à educação integral da pessoa.
Reuniões de Encarregados de Educação | Potenciando o acompanhamento individualizado dos alunos numa estreita relação com as famílias.
Projeto de Inglês | Reforço de carga horária semanal com metodologia Cambrigde com vista à certificação externa pela Cambridge University com o exame B1 Preliminary for Schools.
Visitas de Estudo | Promoção de uma aprendizagem que se alarga para fora da sala de aula.
Ferramentas Digitais | Manuais digitais e uso do computador em contexto de aprendizagem.
Canguru Matemático | Participação no concurso nacional.
Assembleias de Delegados | Voz dos representantes das turmas: preocupações e sugestões.
Sagrado Mun Júnior | Capacitação para a Integração ética no mundo.
Projetos Personalizados por Turma | Desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais.
Missão Sucesso | Promoção de competências de estudo e aprendizagem para os alunos do 7.º ano.
Jornada de Inteligência Emocional | Promoção de dinâmicas promotoras de bem-estar emocional, aprendendo a gerir as emoções no dia a dia.
Orientação vocacional | Acompanhamento de alunos do 9.º ano na escolha do percurso no ensino secundário.
CanSat Júnior | Construção de um satélite por alunos do 9.º ano no âmbito do Projeto ESERO.
Sagrado Talks | Estudo e apresentação em inglês de questões atuais por alunos do 9.º ano.
Olimpíadas da Matemática, Biologia, Português | Participação em concurso nacional com os alunos do 9.º ano.
Simulação de Provas Finais | Preparação em avaliação sumativa para as provas finais nacionais do 9.º ano.
Aulas de Preparação Provas Finais | Aulas presenciais por disciplina para esclarecimento de dúvidas e treino de exercícios da tipologia da prova.
Conversas com o Secundário | Diálogo entre alunos de 9.º ano e ensino secundário sobre o percurso escolar.
Speed Meeting Vocacional | Atividade promotora de escuta e discernimento em ordem à construção do projeto de vida.
No Ensino Secundário os alunos começam a estruturar de uma forma mais consistente o seu projeto pessoal de vida escolhendo uma das áreas dos Cursos Científico-Humanísticos, preparando o seu prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
A componente académica é marcada pela qualidade das aprendizagens, acrescida da complementaridade de saberes, o desenvolvimento de capacidade de pesquisa, do sentido crítico, análise, de técnicas de exposição e argumentação, assim como, a capacidade de um trabalho colaborativo.
Ajudamos os nossos alunos a crescer em valores cristãos que os levem a ter a humanidade como comunidade de destino.
Reuniões de Encarregados de Educação | Potenciando o acompanhamento individualizado dos alunos numa estreita relação com as famílias.
Projeto de Inglês | Reforço de carga horária semanal com metodologia Cambridge com vista à certificação externa pela Cambridge University com os exames B2 First Certificate of English e C1 Advanced.
Visitas de Estudo | Promoção de uma aprendizagem que se alarga para fora da sala de aula.
Ferramentas Digitais | Manuais digitais e uso do computador em contexto de aprendizagem.
Projetos Personalizados por Turma | Desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais.
Sagrado Mun | Capacitação para a Integração ética no mundo.
Simulação de Exames Nacionais | Preparação em avaliação sumativa para os Exames Nacionais do Ensino Secundário.
Aulas de Dúvidas e Preparação de Exame | Aulas presenciais por disciplina para esclarecimento de dúvidas e treino de exercícios de tipologia de Exame.
Torneio de Debates | Atividade de competição interna para apuramento da equipa participante no Torneio de Debates Nacional.
Sagrado Summit | Apresentações de oradores de áreas diversas sobre um tema escolhido.
Semana de Literacia Financeira | Atividades interciclos de formação financeira.
Valorização Curricular | Literacias (Política, Financeira, Comunicacional, Emocional), Voluntariado, Empreendedorismo e Fazer Ciência.
Fórum de Oportunidades | Apresentação da oferta para o Ensino Superior.
Ser + Estudante | Projeto de Organização, Métodos de Estudo e definição de objetivos.
Orientação Vocacional | Acompanhamento de alunos do 12.º ano na escolha do percurso no Ensino Superior.
Assembleia de Delegados | Voz dos representantes das turmas: preocupações e sugestões.
Olimpíada das Matemática, Biologia, Física, Filosofia e Inglês | Participação em concurso nacional.
Como complemento à formação dos nossos alunos, o Colégio proporciona às famílias um conjunto de atividades de enriquecimento curricular de inscrição livre e que se organizam em duas áreas:
Sagrado Expressões e Sagrado Desporto.
Voleibol | Trampolins | Judo
Esgrima | Futsal | Xadrez
Ballet | Dança Contemporânea | Dança Criativa | Hip-Hop
Teatro Musical | Música (Piano, Violino, Saxofone, Guitarra)
The Inventors | Robothink | Robótica