Imprimir Search
  • PT
  • Colégio
    • Introdução
    • Ser Sagrado
    • Ideário
    • Projeto
    • Coração de Maria
  • Educação
    • Pré-escolar
    • 1.º Ciclo
    • 2.º Ciclo
    • 3.º Ciclo
    • Secundário
    • Enriquecimento
  • Novos Alunos
    • Pré-inscrições
    • Processo
    • Critérios
    • FAQ
  • Projetos
    • Sagrado Mun
    • Orientação
    • Desenvolve-te
    • Empreendedorismo
    • Fazer Ciência
  • Vida Interior
    • Comtigo
    • GEP
    • Encontros
    • Celebrações
    • Pastoral
    • CJG
  • Área Administrativa
    • Autorização e Funcionamento
    • Horários
    • Preçário
    • Seguro Escolar

Menu

  • Colégio
    • Introdução
    • Ser Sagrado
    • Ideário
    • Projeto
    • Coração de Maria
  • Educação
    • Pré-escolar
    • 1.º Ciclo
    • 2.º Ciclo
    • 3.º Ciclo
    • Secundário
    • Enriquecimento
  • Novos Alunos
    • Pré-inscrições
    • Processo
    • Critérios
    • FAQ
  • Projetos
    • Sagrado Mun
    • Orientação
    • Desenvolve-te
    • Empreendedorismo
    • Fazer Ciência
  • Vida Interior
    • Comtigo
    • GEP
    • Encontros
    • Celebrações
    • Pastoral
    • CJG
  • Área Administrativa
    • Autorização e Funcionamento
    • Horários
    • Preçário
    • Seguro Escolar
  • PT
  • EN

Pré-escolar

A Educação Pré-Escolar surge, no desenvolvimento da criança, como a possibilidade de transformar espelhos em janelas. A metáfora diz a riqueza da faixa etária dos 3 aos 6 anos onde  se criam os alicerces para o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, saudável e feliz. 

Nas relações com os educadores, com os pares e com o ambiente educativo, a criança faz a maravilhosa experiência da aprendizagem que não a fecha sobre si própria mas a abeira de janelas de onde pode ver e entender o mundo e os outros.

Pré-escolar

Numa simbiose entre o seu património genético, o processo de maturação e as experiências vividas, a criança “abre a janela”, pergunta e pergunta-se sobre o que vê e o que sente. O educador dá intencionalidade educativa a essa natureza criativa e questionadora através de projetos de aprendizagem num ambiente educativo culturalmente rico em articulação com a família e a comunidade.

Assumimos uma visão holística da educação das nossas crianças. O nosso compromisso é com a educação da criança nas suas várias dimensões por forma a elevá-la no seu máximo potencial humano, social, intelectual, artístico, motor e  espiritual. 

Pré-escolar

As diferentes áreas de expressão: motora, inglês, expressão artística (plástica, musical, dança e teatro) e  despertar religioso, articulam-se com os projetos de aprendizagem de sala, enriquecendo a descoberta diária.

No Pré-escolar, brinca-se muito! Fazem-se perguntas, procuram-se respostas, arriscam-se palavras novas, ouvem-se histórias, dão-se abraços e descobre-se a amizade!  No Pré-escolar, as crianças brincam e encantam-se com a sua brincadeira. Abrem-se janelas!

1.º Ciclo

A entrada no  1.º ciclo é uma nova etapa na vida das crianças. Aprender a ler, escrever e contar são a desafio primeiro que abre janelas e portas para a fantástica aventura do conhecimento autónomo!

Apostamos num ambiente educativo estimulante e  desafiador das capacidades mas igualmente cuidador, humano, feliz! Acreditamos  que a escola deve cuidar de todos, atendendo às especificidades de cada um, em contexto de experiências de aprendizagem significativas e diversificadas.

1.º Ciclo

Ao jeito dos fundadores da IRSCM olhamos cada menino e cada menina como um dom, uma “terra” fértil que precisamos de cuidar para que dê os melhores frutos.

Seguindo a organização curricular do primeiro ciclo do ensino básico, enriquecemos a aprendizagem das nossas crianças, desde o primeiro ano de escolaridade, com disciplinas de oferta complementar como Tecnologias de Informação e Comunicação, Filosofia para Crianças, Expressão Dramática e Inglês.

1.º Ciclo

Entendemos estas disciplinas como as que fazem parte do currículo (Português Matemática, Estudo do Meio, Expressão plástica, Educação Física e Educação Moral e  Religiosa Católica), como a estrutura que nos permite potenciar e desenvolver integralmente as nossas crianças, alargando as áreas de conhecimento e possibilitando a exploração de outros saberes.

Os dias são ricos no primeiro ciclo. E quando terminam as aulas, há um conjunto de opções desde a sala de estudo às atividades de enriquecimento curricular.

2.º Ciclo

Chegados ao 2.º CEB os nossos alunos começam, de forma mais premente, a colocar em prática a sua autonomia nos diversos espaços físicos do Colégio e na gestão das suas responsabilidades. Os educadores desenvolvem uma cultura de responsabilidade, autonomia, rigor, qualidade, solidariedade e atenção ao outro. 

Às disciplinas do Currículo Nacional de frequência obrigatória, outras enriquecem o percurso de aprendizagem dos nossos alunos, como o Complemento à Educação Artística.  

2.º Ciclo

Potencia-se a dinâmica de grupo e o envolvimento em projetos de turma, onde os alunos se descobrem como protagonistas e surgem as atividades de inscrição livre como que a começar a dar corpo ao caminho que cada um começa a escolher para si

A frequência de Atividades de Enriquecimento Curricular, em horário pós letivo, dota os alunos de competências ligadas ao desporto, à dança, à música ou à ciência e criatividade.

O 2.º Ciclo do Ensino Básico são dois anos. Breves no tempo mas muito significativos no processo de autonomização face ao estudo, às rotinas e à organização. É parte de um caminho que os educadores e as famílias encaram com firmeza e bondade.

3.º Ciclo

O 3.º Ciclo do Ensino Básico é o período da descoberta, do encontro, das perguntas difíceis. É o tempo de começar a trilhar um caminho mais pessoal, de identificação, de identidade.

Logo, é, por excelência, o tempo privilegiado para descobrir e consolidar caminhos de aprendizagem, de construção pessoal –  Como defino o meu percurso individual sendo a melhor versão de mim? Como aprendo melhor? Como potencio o meu sucesso?

3.º Ciclo

Esta construção faz-se com o apoio dos educadores, que, sendo presença efetiva no dia a dia dos alunos, os apoiam e acompanham de forma personalizada. Deste modo, definem-se estratégias de desenvolvimento pessoal e social com vista à educação integral da pessoa. Este é o grande desafio a que nos propomos com os alunos e as suas famílias.

Todos os dias desafiamos-nos e desafiamos os nossos alunos a pensar de forma crítica e informada, a ser criativos na solução do problema, a decidir e a agir a partir dos valores humanos e cristãos.

3.º Ciclo

Juntos, construímos o caminho que transforma a escola num espaço de encontro, de descoberta, de aprender a ser e saber melhor. Com rigor. Com qualidade. Com alegria.

Impelidos sempre pelas palavras do nosso fundador, Pe Jean Gailhac, acreditamos que é Educar é uma das maiores obras, mas é preciso trabalhar muito para que haja frutos. É preciso que o zelo seja sobrenatural, suave e forte, constante, persistente, criativo.? (GS/7/III/84/A).

Secundário

Os jovens preparam, neste ciclo de estudos, a sua entrada no ensino superior. Deste percurso formativo faz parte a escolha de uma das áreas dos cursos Científico-Humanísticos complementada, no Colégio do Sagrado Coração de Maria, pela formação humana e cristã.

A componente académica é marcada pela qualidade das aprendizagens, mas não descura a complementaridade de saberes, o desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise, de técnicas de exposição e argumentação assim com a capacidade de trabalhar em grupo. 

Secundário

A carga horária nas disciplinas sujeitas a exame nacional tem reforço no ano terminal das mesmas. As aulas de dúvidas e de preparação para exame estão também à disposição dos alunos.

No ensino secundário valoriza-se a construção de um projeto de vida aprofundando a dimensão  cristã. Surgem atividades que promovem a formação pessoal e social como os Encontros de Formação, o Movimento Juvenil ComTigo e a participação  em grupos de partilha e oração ou as experiências de vida ecuménica na Comunidade de Taizé.

Secundário

Não faltam oportunidades para o desenvolvimento do espírito de análise e a capacidade de argumentação através de Debates/ Conversas e do Sagrado MUN ou a frequência da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação.

O voluntariado, empreendedorismo ou o desenvolvimento de competências científicas permitem criar um percurso individual que complementa a formação, através da frequência de disciplinas de valorização curricular.

Secundário

O tempo de perspetivar o futuro vai surgindo diversas vezes ao longo do Secundário. Com maior ênfase no Fórum de Oportunidades onde o contacto com o mundo universitário e do trabalho ajudam a alicerçar a escolha. 

Ajudamos os nossos alunos a crescer em valores humanos e cristãos que os levem a ter  “humanidade como comunidade de destino”.

Enriquecimento Curricular

Como complemento à formação dos nossos alunos, o Colégio proporciona às famílias um conjunto de atividades de enriquecimento curricular de inscrição livre e que se organizam em duas áreas: Sagrado Expressões e Sagrado Desporto.

Enriquecimento Curricular

SAGRADO DESPORTO

Voleibol | Trampolins | Judo

Esgrima | Futsal | Basquetebol

Enriquecimento Curricular

SAGRADO EXPRESSÕES

Clube de Teatro | The Inventors

Dança Clássica | Dança Contemporânea | Dança Criativa

Jardim Musical | Piano | Violino | Saxofone | Guitarra | Hip-Hop

AV. MANUEL DA MAIA, N.2 | 1000-201 LISBOA
info@CSCM-LX.PT epd@IRSCM.PT
Trabalhar Connosco
Tel. 21 847 53 42
Fax. 21 847 64 35
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Canal de Ética
  • Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis