És Terra Boa! Dá fruto.

O tema do ano letivo 2019|2020 é uma afirmação que se apresenta, também, como um desafio.

Como comunidade educativa, o Colégio Sagrado Coração de Maria assume o propósito de educar os seus alunos com vista a uma formação integral que possibilite um desenvolvimento harmonioso da personalidade, tendo naturalmente, como horizonte o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Como Escola Católica acresce-lhe uma marca identitária que permite aos alunos uma visão da sociedade e do mundo assente na matriz judaico-cristã. Assim, o tema do ano constitui-se não apenas como um slogan mas antes como um ponto de partida para caminhos de descoberta, de reflexão, de conhecimento, de criatividade e de solidariedade.

Biblicamente, o tema ganha raiz na Parábola do Semeador (Evangelho de S. Lucas, capítulo 8).

Nas fontes do Instítuto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria ganha especificidade nas palavras do Pe. Jean Gailhac que ao escrever às RSCM lhes lembrava que “ semeamos, plantamos, regamos, mas só Deus dá o crescimento e os frutos”.

Assim se educa aos jeito do SAGRADO, com esforço, persistência, com cuidado e confiança!

A Terra no seu sentido mais literal a remeter para o planeta, a ecologia, o ambiente. Mas também a Terra fonte de capacidades e metáfora do coração humano.

 

Ao afirmarmos És Terra Boa, afirmamos a confiança em cada membro da nossa comunidade educativa. Confiança nos seus valores, no seu potencial académico como humano. Mais: desafiamos cada um a pôr todo esse potencial ao serviço da comunidade humana, do bem e da casa comum para que se cumpra o ideal de que Todos Tenham Vida e Vida em Abundância!

 

 


 

Actualizado em 01/02/2020 - 19:28 | Voltar